Histórico

 

Nossa origem. Nosso início.
           
No aconchego do Salão de Festas do Edifício Sol Maior, na Rua T-62, Setor Bueno, aconteceu no dia 3 de junho de 1997 a reunião de fundação da Associação dos Moradores da Praça T-25 e Adjacências. Na histórica reunião, presidida por Wilder Tavares de Goes, estavam presentes 38 moradores da região. Além da fundação, também fez parte da pauta da reunião a discussão e aprovação do Estatuto Social, bem como a eleição da diretoria e do Conselho Fiscal da Associação.

 

Destacou-se na reunião a participação do então vereador Ageu Cavalcante. Para a concretização da Praça, foi importante o empenho dele para a remoção da quadra de esportes cimentada, do campo de futebol de terra que ocupava grande parte do logradouro, dos meninos de rua e lavadores de carro, dos carros com som muito alto estacionados em frente aos Pit Dogs e do lixo jogado na Praça. 

 

Para suprir a Associação de sua primeira receita financeira, moradores e síndicos se incumbiram de recolher de cada morador em seus prédios uma taxa no valor de R$ 10,00. Na contrapartida, a Associação se comprometeu de fornecer um recibo e prestar contas mensais da arrecadação e despesas. O Estatuto Social da Associação, elaborado por Rivadávia Xavier Nunes, foi apresentado na reunião, tendo sofrido pequenas alterações.
 

Compuseram a primeira diretoria da Associação Leôncio Barbosa da Silveira (presidente), Luiz Murilo Pedreira (vice-presidente), Maria Angélica Lourenço Gonçalves (primeira secretária), Suelene de Paula Wanderley (segunda secretária), Rubens Carneiro (tesoureiro). O Conselho Fiscal foi integrado por Rivadávia Xavier Nunes, Wilder Tavares de Goes, Idelcina B. Guimarães, sendo suplentes Jairo Marcos Oliveira, Maria Cristina Marques de Melo e Guilherme Muniz.

 

Todos se empenharam para a concretização da Praça junto à Prefeitura de Goiânia. Uma preocupação constante da Diretoria da Associação desde o início foi a segurança na Praça. Para tanto, foi sugerido um policiamento mais ostensivo para afugentar a presença de pessoas perigosas. Interessado no assunto, o então vereador Helder Valim participou de uma reunião com o Comando Militar na Câmara Municipal, recebendo do Comandante todo o apoio na manutenção da segurança na Praça.

 

Nossa trajetória. Nossos passos

 

Um grande momento vivido pela Associação foi em dezembro de 1997. Na ocasião, o presidente Leôncio apresentou à Diretoria um projeto arquitetônico e planta para a reformulação da Praça.  Em fevereiro de 1998, durante uma reunião da Associação, que se encontrava sob a presidência de Luiz Murilo Pedreira e Souza em razão do pedido de Leôncio de afastamento por alguns meses, foi feita uma explanação por Leôncio sobre as atribuições da Prefeitura e da Associação. Ficou acertado que a contribuição dos moradores para a Associação seria feita de forma espontânea.

 

Washington, morador do Edifício Lautrec e funcionário da Comurg, explicou a todos os motivos pelos quais a Prefeitura não podia assumir todos os gastos nessa obra, pois a despesa não constava no orçamento da companhia naquele ano. Os conselheiros sugeriram a participação de empresas da construção civil que estavam com diversos edifícios em construção no bairro. A propósito, Leôncio sugeriu a instituição de um livro de doações dos moradores e a contribuição dos edifícios por intermédio dos síndicos.

 

Em várias reuniões da Associação foi lembrada a presença dos três Pit Dogs. Com os seus proprietários estabeleceu-se um acordo quanto ao horário de abertura e encerramento de suas atividades, ou seja, das 17 às 24 horas e ocupando uma área definida para suas atividades.  Em abril de 1998 a Planenge Engenharia e Planejamento ficou responsável pela perfuração de um poço artesiano na Praça de aproximadamente 90 metros.

 

Em julho de 1999 Leôncio deixa a presidência da Associação. Ele expôs seu plano de trabalho desenvolvido à frente da Associação e recordou os compromissos assumidos e as conquistas alcançadas. Entre outros, enumerou a remodelação da Praça, segurança, pavimentação, acordo com os proprietários dos Pit Dogs, desenvolvimento das atividades do projeto cultural na Praça, retirada dos meninos de rua.
Citou também a importância da participação dos arquitetos Rubens Wanderley e Suelene de Paula Wanderley que doaram o projeto de remodelação da Praça. Também salientou a participação de Walmir Santos Aguiar, então Diretor de Parques e Jardins; da Comurg, que muito ajudou para a conclusão do projeto.

 

A partir de julho de 1999 assumiu a presidência Elizio Luiz de Miranda e, como vice-presidente, Washington Ribeiro dos Santos. Nessa ocasião foi criado um jornal mensal da Associação, tendo como finalidade ser uma ferramenta de conscientização dos moradores da Praça e Adjacências sobre a importância do logradouro. Na publicação também se inseria o balancete mensal com receitas e despesas, os nomes dos edifícios e moradores que contribuem. Pelo jornal ainda solicitava aos moradores pedir a colaboração dos comerciantes da área. A publicação foi o canal de solicitação à Polícia Militar de um policiamento motorizado para a Praça.   

 

Em agosto de 2000 a Associação tinha na presidência Elizio Luiz de Miranda, com Washington Ribeiro dos Santos na vice-presidência. Mardem Machado era o primeiro secretário e Pereira Santana tesoureiro. Integravam o Conselho Fiscal Gilberto Muniz, João Maranhão, Walmir Aguiar Santos. A Diretoria teve como meta a aquisição de um carro motorizado destinado a dar cobertura ao policiamento da Praça.

 

Nova Diretoria tem a Associação em agosto de 2001. O presidente foi Elizio Luiz de Miranda, vice-presidente Washington Ribeiro dos Santos, primeiro secretário José Eduardo Albuquerque de Macedo Costa, segundo secretário Mardem Machado e tesoureiro Ailon Pereira de Santana. Eram membros do Conselho Fiscal Francisco José de Camargo, Ramillo Sales Neto, Maria Angélica Lourenço Gonçalves.

 

A principal meta traçada por essa Diretoria foi a continuação do convênio com a Polícia Militar para dar maior segurança à Praça. Foram criadas duas equipes de trabalho para sensibilizar os moradores da Praça e Adjacências a contribuírem mensalmente com a Associação, pois existiam mais de 30 prédios que não contribuíam. Decidiu também disciplinar o horário de funcionamento dos três Pit Dogs ali instalados, bem como o uniforme dos seus funcionários, conservação do piso, limpeza do local e pintura.

 

Na gestão 2002/2003 a Associação teve como presidente Elizio Luiz de Miranda, vice-presidente Valdivino Marra, primeiro secretário José Eduardo Costa, segundo secretário Idelcina Bonifácio Guimarães, tesoureiro Mardem Machado. O Conselho Fiscal foi integrado por Francisco José de Camargo, Washington dos Santos e Rodrigo Horta de Alvarenga.

 

No biênio 2003/2004 presidiu a Associação Elízio Luiz de Miranda, tendo na vice-presidência Valdivino Marra da Fonseca. Como primeiro secretário José Eduardo Costa e como segundo secretário Idelcina Bonifácio Guimarães e tesoureiro Mardem Machado. O Conselho Fiscal tinha como membros Washington dos Santos e Vânia Alecastro Veiga de Souza Ferreira, Djalma Tavares de Gouveia. Entra em circulação o jornal informativo da Praça.

 

Nos anos de 2004 e 2005, a Associação foi presidida por João Mendes Maranhão, com Antônio Carlos de Paiva Fagundes como vice-presidente. Também nessa diretoria estavam Idelcina Bonifácio Guimarães (tesoureira), José Eduardo Costa (primeiro secretário) e Mardem Machado (segundo secretário). O Conselho Fiscal foi integrado por Vânia Alencastro Veiga de Souza Ferreira, Maria Rosária Baudan Rocha e Djalma Tavares de Gouveia.

 

Uma lista de reivindicações foi elaborada por essa Diretoria para, juntamente com o departamento de Parques e Jardins da Prefeitura, ser colocada em prática. Na lista constavam itens como: lavagem constante da Praça, placas educativas com os nomes das espécies vegetais ali existentes, poda da grama e inseticida contra pragas, instalação de lixeiras e de iluminação baixa nos canteiros, maior segurança à Praça, revisão do sistema de irrigação, impermeabilização do chafariz, substituição da areia do parque das crianças, viabilização de parceria do Secovi e Secretaria de Segurança.

 

Entre os anos de 2005 e 2006 a Associação teve como presidente Washington Ribeiro dos Santos e vice-presidente Waldivino Marra da Fonseca. Foi tesoureiro Antônio Carlos de Paiva Fagundes, primeiro secretário José Eduardo Costa, segundo secretário Ageu Cavalcante Lemos. Integraram o Conselho Fiscal Djalma Tavares de Gouveia, Nirciana Medeiros Vilar, Maria Rosiléia Bandeira Rocha.     Nessa ocasião foi autorizada aos Pit Dogs a instalação de um toldo para os dias de chuva. Vale lembrar que esses estabelecimentos podiam ter no máximo cinco mesas e 20 cadeiras e funcionar das 18 às 24 horas.

 

A Diretoria eleita para o mandato de 2006 a 2007 tinha Elias Esteves Ferreira na presidência, Antônio Carlos de Paiva Fagundes na vice-presidência, José Eduardo Costa como primeiro secretário, Dione Ferreira Lemos da Silva segundo secretário e Jaime Pereira de Lima tesoureiro. Nessa assembleia de eleição todos se fizeram presentes, menos Leôncio Barbosa da Silveira, falecido alguns meses antes, sendo substituído pelos filhos Herbert e Heder Valim Barbosa.

 

Na ocasião foi destacada a dedicação de todos na consolidação da Praça, considerada a mais bonita de Goiânia. Também na oportunidade procedeu-se na sede da Associação, por intermédio de Djalma Tavares de Gouveia, o descerramento das placas de galeria dos ex-presidentes. Após esse ato, foi empossada a nova Diretoria, gestão 2007/2008.

 

Os novos dirigentes foram Elias Esteves Ferreira (presidente), Antônio Carlos de Paiva Fagundes (vice-presidente), José Eduardo Costa (primeiro secretário), Nilza Piassi (segundo secretário). Compuseram o Conselho Fiscal: Claudeir Ataídes, Gerando Guimarães e Tereza Sales.
Foram dirigentes da Associação no biênio 2008/2009: Elias Esteves Ferreira, como presidente; Antônio Carlos de Paiva Fagundes, vice-presidente; José Eduardo Costa, primeiro secretário; Cláudia Carvalho Lima, segunda secretária; Dione Ferreira Lemos da Silva, tesoureiro. Integraram o Conselho Fiscal: Claudeir Ataides, José Augusto da Silva, Katarine Alexandre da Silva.

 

A Diretoria 2009/2010 foi presidida por Elias Esteves Ferreira, sendo vice-presidente Antônio Carlos de Paiva Fagundes. Foi primeiro secretário José Eduardo Costa, segundo secretário Jone Marcos Melo Costa e tesoureiro Dione Ferreira Lemos da Silva.

 

Para o período de 2010/2011, a Associação foi presidida por Elias Esteves Ferreira, tendo Antônio Carlos de Paiva Fagundes como vice-presidente. José Eduardo Costa foi primeiro secretário, Janaina Ferreira Lemos da Silva segunda secretária, e Dione Ferreira Lemos da Silva tesoureiro. O Conselho Fiscal foi integrado por Aurora Alves Bretãs, José Augusto da Silva e Valdivino Marra da Fonseca.

 

A atual Diretoria da Associação, biênio 2011/2012, é presidida por Jone Marcos Melo Costa, tendo Djalma Tavares de Gouveia na vice-presidência. O primeiro secretário é Leandro Gonçalves Fleury Curado, segunda secretária Fátima Bonifácio Guimarães e tesoureira Joaquina Lima dos Santos. Compõem o Conselho Fiscal Rita de Cássia Barbosa Laranjeiras, Jair Nogueira Vargas, José Lopes Peres. São suplentes: Mireille Carletto Ferreira e Alexandre Freire Sobrinho

 

A Diretoria da Associação, releita para o biênio 2012/2013, será presidida por Jone Marcos Melo Costa, tendo Djalma Tavares de Gouveia na vice-presidência. O primeiro secretário é Fátima Bonifácio Guimarães, segunda secretária Cristina Paiva Ferreira e tesoureira Leandro Gonçalves Fleury Curado. Compõem o Conselho Fiscal Gilberto Muniz, Jair Nogueira Vargas, José Lopes Peres. São suplentes: Mireille Carletto Ferreira, Alexandre Freire Sobrinho e Adriano Waldeck Felix de Souza.

 

Fonte: Resumo das ATAS


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